A Câmara de Vereadores de Codó realizou, nesta terça-feira (5), sessão extraordinária para tratar sobre o resultado do seletivo para professores realizado pela prefeitura, este ano. A secretária municipal de Educação, Maria do Carmo Pires, foi convocada para responder questionamentos sobre a contratação dos professores pelo poder municipal.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Codó (SINTSERM), professor Celso Moreira, falou representando os professores. O Ministério Público recebeu convite, mas não enviou nenhum representante para participar da sessão.
O presidente da Casa, vereador Antônio Luz, encerrou a sessão antecipadamente por considerar que a galeria, formada na maioria por professores, estava muito exaltada e não deixava a secretária Maria do Carmo concluir a fala.
No entanto, professores e vereadores presentes consideraram que a secretária de Educação não respondeu as indagações apresentadas pelos presentes. O vereador Valdeci Calixto, responsável pela convocação de Maria do Carmo, considerou que não foi possível “elucidar todos os questionamentos por parte do seletivo”.
“As respostas da secretária não nos satisfizeram por conta da falta da transparência com o seletivo que foi feito. Não deram a oportunidade para a servidora Betânia, que foi quem fez as devidas locações dos professores. Pra você ter uma ideia a própria secretária afirmou que 328 professores foram contratados para uma necessidade, por exemplo, ano passado de 1.271, olha só o distanciamento da necessidade real da contratação de professores”, declarou Calixto.
O vereador defende que o seletivo, através da Justiça, seja cancelado. Valdeci Calixto considera que essa situação tem trazido muito prejuízo para a educação de Codó. “Muitas escolas não iniciaram suas aulas pela falta de professor, mediante um seletivo que insiste em dizer algo que não é”, falou o vereador de Codó.
A secretária Maria do Carmo foi procurada e decidiu não falar para a reportagem do BLOG DOS COCAIS.